Telecom Personal adota serviço de notificação de spam da GSMA para identificar spammers e proteger assinantes

Usuários da Personal, operadora de telefonia móvel da Argentina poderão denunciar mensagens não solicitadas digitando ‘7726’ ou ‘SPAM’ em seus celulares.

A GSMA anunciou, hoje, que a Telecom Personal, operadora de telefonia móvel da Argentina, disponibilizou o serviço de notificação de spam da GSMA (GSMA Spam Reporting Service), utilizando a tecnologia Cloudmark. O sistema auxiliará, proativamente, na identificação de ameaças ao sistema de mensagens em sua rede de telefonia móvel. Como a primeira operadora a adotar esse serviço na América Latina, a Personal passa a beneficiar-se do conhecimento global, colaborativo e em tempo real relativo à ameaças às redes de telefonia móvel e seus assinantes.

Como mais de 19 milhões de usuários de dispositivos móveis na Argentina, a Personal detectou a presença de spam em sua rede e buscou proteger seus usuários desse tráfego abusivo. Como membro ativo da GSMA, a Telecom Personal aproveitou a oportunidade para demonstrar liderança e tornar-se a primeira operadora latino-americana de telefonia móvel a disponibilizar o serviço de notificação de spam oferecido pela GSMA. O GSMA Spam Reporting Service (GSMA SRS) é o padrão do setor na aquisição de inteligência para a ação sobre o tráfego em redes móveis. Ele fornece, às operadoras, o conhecimento necessário para detectar spam em mensagens SMS, bloquear os números a partir dos quais as mensagens são enviadas e desenvolver políticas e processos preventivos para a proteção de suas redes e assinantes.

“Na medida em que os consumidores tornam seus dispositivos móveis uma parte integral de seu dia a dia, os agressores ficam, cada vez mais, atentos às redes móveis e, assim, as operadoras estão comprometidas a proteger seus clientes contra essa pandemia global”, diz Sebastian Cabello, diretor da GSMA Latin America. “Ao integrar-se a essa iniciativa, a Personal torna-se participante ativa do serviço de notificação de spam, garantindo que spammers e outros fraudadores terão dificuldades, ainda maiores, de atacar assinantes de serviços móveis na América Latina.”

O GSMA SRS coleta dados de spam diretamente dos assinantes, que encaminham ao serviço as mensagens indesejadas usando um pequeno código, como ‘7726’ ou ‘SPAM’. As mensagens são, então, agregadas, analisadas e incorporadas a assinaturas (fingerprints) de spam pelo sistema. Estas assinaturas dão, às operadoras, detalhes importantes sobre a origem, tamanho, intenção e padrão de crescimento do ataque. Todas as operadoras de telefonia móvel participantes podem compartilhar informações de ataques entre si, garantindo que um ataque iniciado em uma rede possa ser rapidamente isolado e evitado nas demais.

“Quando clientes recebem mensagens indesejadas, independente da origem, eles esperam que sua operadora de telefonia resolva o problema. Nós queremos ser proativos na proteção de nossos assinantes,” diz Ignacio Nores, diretor de marketing da Personal. “Com o GSMA Spam Reporting Service nós nos beneficiamos da colaboração, tanto a partir das notificações de nossos assinantes quanto de outras operadoras participantes do serviço, em todo o mundo. Com essa informação podemos entender melhor o tráfego abusivo e eliminar a inconveniência e o incômodo das mensagens não solicitadas para nossos clientes.”

Nova Visão em Ameaças a Mensagens em Dispositivos Móveis

Os clientes da Personal estão aderindo à oportunidade de união à luta contra o spam através do GSMA Spam Reporting Service. Apenas nos últimos 30 dias, a operadora recebeu cerca de 10.000 mensagens de notificação, vindas de aproximadamente 4.500 denunciantes únicos. Estas notificações deram à Personal uma nova visão sobre o uso das mensagens e, em particular, sobre as ameaças à sua rede:

  • Usuários da Personal enviam mais de 192 milhões de SMS por dia;
  • Há um aumento significativo de mensagens não solicitadas enviadas a partir de automóveis, com 1.600 remetentes únicos identificados como tal; e
  • 99,9 porcento do spam registrado por usuários da Personal tem sua origem na Argentina.

“Através da adoção do GSMA Spam Reporting Service, as operadoras de telefonia móvel, como a Personal, estão dando, a seus usuários, poder na luta contra o spam, além de contribuir para a proteção de assinantes de serviços móveis em todo o mundo”, conclui Cabello.

FIM

Observações para o Editor:

Sobre a Personal
A Personal é a maior empresa de comunicações móveis na Argentina, com mais de 19 milhões de clientes. “Cada pessoa é um mundo” é o conceito por trás de sua estratégia de negócio e de promoção da diversidade como um valor universal. A Personal fornece serviços flexíveis e ofertas que contribuem para a melhoria da experiência com a conectividade móvel para cada cliente, integrando-a ao estilo de vida de cada um.

A Personal está em atividade desde 1996 e sua principal acionista é a Telecom Argentina S.A. Mais informações: www.personal.com.ar.

Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses de operadoras móveis em todo o mundo. Com presença em mais de 220 países, a GSMA reúne cerca de 800 operadoras de telefonia móvel, com mais de 230 empresas dentro do amplo ecossistema de mobilidade, incluindo fabricantes de telefones, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de internet, assim como organizações em setores de mercado como os de serviços financeiros, saúde, mídia, transporte e utilitários. A GSMA organiza, também, eventos líderes em seu setor, como o Mobile World Congress e a Mobile Asia Expo.

Para mais informações, visite o portal corporativo da GSMA, em www.gsma.com, ou o Mobile World Live, o portal para a indústria de comunicações móveis, em www.mobileworldlive.com.