A interoperabilidade do VoLTE: tema central na reunião do WASL no Panamá

Mais de 60 executivos de 21 operadoras móveis e 16 empresas do ecossistema representando 19 países participaram da reunião do Grupo de Trabalho WASL (Wholesale Agreements and Solutions LatAm, ex BARG), realizada em 25 e 26 de Abril na Cidade do Panamá. O WASL reúne especialistas de operadoras móveis da América Latina das áreas de mercado atacadista, roaming e serviços, que nesta reunião trocaram boas práticas de questões como interconexão VoLTE, a evolução do faturamento, práticas do mercado atacadista e serviços de identidade, como Mobile Connect.

“Observamos uma abordagem mais flexível da indústria móvel com relação à forma da oferta de serviços de atacado e serviços de roaming. A pressão que vem sendo ultimamente feita sobre o roaming de negócios, impulsionando reduções de taxas consistentes, está gerando – paradoxalmente – um otimismo renovado por meio do surgimento de uma nova compreensão do negócio em que o roaming não é mais um fator separado, mas um componente essencial e integrado à oferta completa das operadoras”, disse Alexis Arancibia, Strategic Diretor Engagement da GSMA e coordenador do WASL.

Um dos temas centrais da reunião foi a análise do progresso na interoperabilidade de VoLTE como um elemento crítico para o desenvolvimento de VoLTE em roaming. Também deu-se destaque à Internet das Coisas (IoT), com a revisão de casos reais de uso que demonstram a grande oportunidade existente nesta área para as operadoras móveis da região.

A apresentação de casos reais das operadoras VIVO Brasil e Belize Telemedia também tiveram excelente receptividade. Representadas por seus principais executivos das áreas de negócios, compartilharam uma visão de como estão tratando o negócio de roaming no contexto da nova realidade.

Outros temas relevantes cobertos durante a reunião:

  • O serviço de identidade móvel Mobile Connect da GSMA
  • A evolução do faturamento
  • Próxima geração de roaming de dados
  • Implementação na Nuvem de IMS
  • Cartões eSIM e assinatura remota
  • Verificação de faturamento de roaming no atacado
  • Rede de sinalização segura

“O Grupo WASL é a instância ideal para que as operadoras avaliem em conjunto os novos cenários possíveis do negócio atacadista e de roaming “, disse Arancibia. A próxima reunião dos especialistas do grupo de trabalho WASL será durante o GSMA M360 Latin America 2017, que será realizado de 31 outubro a 2 novembro em Bogotá, Colômbia.

Recursos