A recomendação do regulador de telecomunicações mexicano para adotar o plano de canalização da APT em 700MHz e suas implicações para a América Latina

Ontem, o órgão regulador do México – Comissão Federal de Telecomunicações (COFETEL)- decidiu de forma unânime a adotar o plano de canalização da APT (Asia Pacific Telecommunity) para a faixa de 700MHz dedicada aos serviços móveis.

A decisão é chave para toda a região latino-americana e continua com a tendência de decisões tomadas por autoridades reguladoras do Chile, Colômbia e Costa Rica sobre a melhor forma de segmentar o espectro denominado Dividendo Digital.

Sebastian Cabello, Diretor da GSMA Latin America, afirmou: “A GSMA dá boas vindas a este anuncio do ente regulador mexicano sobre esta importante decisão, que ajudará no avanço da atribuição do espectro do Dividendo Digital para as operadoras móveis e para a materialização dos benefícios sociais e econômicos associados à banda larga móvel”.

Segundo estimativas de um estudo lançado ano passado pela GSMA e AHCIET, atribuir o espectro do dividendo digital para banda larga móvel pode contribuir com 15 milhões de dólares para a economia da América Latina assim como aumentar a cobertura dos serviços de banda larga móvel para 90-95% (levando internat às zonas rurais) e gerar mais de 10 mil empregos.

A declaração da COFETEL observou que a decisão se baseou na possibilidade que a canalização da APT oferece para maximizar o uso do espectro nessa faixa (45 + 45 MHz) e o grande potencial que brindam as economias em crescimento dos países da Ásia-Pacífico. Estas economias de escala ajudarão a baixar os preços dos dispositivos: um fator chave para aumentar a adoção de serviços de banda larga móvel.

“À luz da decisão de ontem, a GSMA incentiva os países da América Latina a trabalhar de forma conjunta para implementar um plano harmonizado para a faixa de 700 MHz para serviços móveis. A harmonização do espectro é essencial para gerar eficiências de custo, tanto na tecnologia de rede como nos aparelhos, permitindo a implementação em áreas remotas, com o intuito de tornar os serviços de banda larga mais acessíveis e disponíveis“, disse Sebastian.

Recursos

GSMA comenta a decisão da agência regulatória de telecomunicações do México de adotar o plano de banda da APT de 700MHz.