GSMA tem novo diretor no Brasil

Amadeu Castro Neto, especialista reconhecido da indústria móvel brasileira, será responsável pela representação da GSMA no Brasil..

Para atender ao forte crescimento da serviços móveis no Brasil, a GSMA está abrindo um escritório no país. A nova operação, instalada em Brasília, será comandada por Amadeu Castro e vai concentrar todas as atividades da Associação no mercado nacional.

Na última década, Amadeu Castro atuou como consultor para várias empresas no setor das telecomunicações, desenvolvendo estratégias políticas e de regulamentação. No mesmo período, foi CEO da Associação Nacional de Operadoras Celulares (ACEL) e representante do Senado no Conselho Consultivo da Anatel. Anteriormente atuou como superintendente Executivo e superintendente de Radiofrequência e Fiscalização da Anatel, e como diretor do Departamento de Planejamento e Engenharia no Ministério das Comunicações, além de chefiar as delegações brasileiras nas Conferências Mundiais de Radiocomunicações da UIT, em 1995 e 1997.

“A abertura do escritório no Brasil é uma passo fundamental nos esforços da GSMA para ampliar seu suporte às operadoras da América Latina. Com sua comprovada experiência na indústria de telecomunicações, Amadeu é a pessoa indicada para levar esse projeto adiante”, observa Sebastian Cabello, diretor da GSMA para a América Latina.

Plano Nacional de Banda Larga, impulso da tecnologia NFC no país, faixas de frequências para serviços móveis, difusão das iniciativas da GSMA nas áreas de saúde, educação, automotiva e cidades conectadas e barreiras para desenvolvimento da infraestrutura estão entre os temas prioritários da agenda GSMA Brasil.

“Para tratar adequadamente desses assuntos, era importante a presença local, para ficarmos mais próximos de nossos associados no Brasil e continuar trabalhando com todos os atores da indústria móvel”, acrescenta Amadeu.