GSMA colabora com o Governo da Colômbia ao lançar a campanha “Nós Ligamos” para melhorar a experiência móvel dos consumidores

A GSMA e as operadoras móveis colombianas Claro, Telefónica Movistar e Tigo, juntamente com a associação comercial Asomóvil, anunciaram hoje uma série de iniciativas conjuntas para melhorar a experiência dos usuários móveis em todo o país. Essas iniciativas contam com o apoio do Ministério Colombiano de Tecnologias da Informação e Comunicações (MinTIC) e do Ministério de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Como parte da campanha mais ampla “Nós Ligamos” na América Latina, seu objetivo é fazer frente aos principais desafíos para melhora da cobertura de rede, gestão de lixo eletrônico e redução do roubo de celulares, assim como para uso da tecnologia móvel na resposta a desastres na Colômbia.

“Com 26 milhões de assinantes únicos e 51 milhões de conexões móveis(1), a Colômbia é um dos mercados móveis que crescem mais rápido na América Latina”, disse Tom Phillips, diretor de regulamentação da GSMA. “Ficamos satisfeitos de ver o setor privado trabalhando junto para apoiar o governo da Colômbia e oferecer soluções colaborativas para uma experiência móvel melhor, mais segura e sustentável para todos os cidadãos colombianos.”

Diego Molano Vega, ministro de Tecnologias da Informação e Comunicações da Colômbia, observou: “Celebramos nossa aliança com a GSMA e as operadoras móveis da Colômbia para melhorar a vida dos usuários móveis em todo o país. Este é um momento estimulante para a indústria móvel na Colômbia e é importante garantir que os consumidores desfrutem de todos os benefícios dos novos serviços e inovações móveis sob as melhores condições possíveis.”

Esteban Iriarte, diretor executivo da Tigo, comentou “A Tigo se orgulha de apoiar a campanha “Nós Ligamos” na Colômbia, que trata de assuntos socioeconômicos como o desenvolvimento da rede móvel, lixo eletrônico, roubo de celulares e resposta a desastres. Esperamos fazer nossa parte na proteção e apoio a todos os usuários móveis sem deixar de introduzir novas e impactantes inovações móveis neste país.”

As iniciativas da campanha “Nós Ligamos” da GSMA na Colômbia visam proteger os usuários móveis colombianos com foco nas seguintes áreas principais:

Desenvolvimento da infraestrutura móvel
Para apoiar os esforços do governo da Colômbia no sentido de acelerar ainda mais o desenvolvimento das redes móveis incluídas em seu Plan Vive Digital(2), as operadoras móveis colombianas assinaram hoje um convênio oficial com o MinTIC para trabalhar em conjunto com objetivo de:

• Colocar em ação importante campanha de sensibilização pública para reforçar a importância do desenvolvimento da rede na Colômbia e a necessidade de estender a conectividade móvel a serviços em áreas como educação, saúde, transporte e negócios; e
• Estabelecer fóruns entre as autoridades nacionais e locais dirigidos aos líderes comunitários locais para explicar como funciona a conectividade digital e a necessidade de atender aos parâmetros de saúde pública estabelecidos pela legislação colombiana e as diretrizes da União Internacional das Telecomunicações (UIT), além de compartilhar os resultados do monitoramento contínuo das antenas das operadoras móveis a cargo da Agência Nacional de Espectro (ANE) com esses fóruns.

ewastecolombia1Proteção do meio ambiente
O lixo eletrônico é um problema crescente em todo o mundo. Entre 2012 e 2015 haverá um acréscimo de 17,5 por cento na América Latina(3) e de 19,1 por cento na Colômbia. A GSMA publicou hoje um novo estudo(4) con os últimos dados nacionais sobre os esforços da indústria móvel para reciclar aparelhos, baterias e acessórios. Esse trabalho servirá de apoio às estratégias da agenda verde do governo para a reciclagem na Colômbia.
As operadoras móveis se comprometeram hoje a apoiar as iniciativas relativas ao lixo eletrônico do Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do MinTIC com o lançamento de uma campanha de sensibilização em conjunto com esses ministérios por meio de plataformas de meios de comunicação tradicionais e digitais, estimulando os cidadãos a apoiar a separação e reciclagem de lixo eletrônico.

Luta contra o roubo de aparelhos
O roubo de aparelhos aumentou na Colômbia nos últimos anos, e no ano passado chegou a um milhão de dispositivos roubados, mas apenas 45.783 roubos foram comunicados à polícia. O governo colombiano introduziu uma série de iniciativas para desestimular a compra e ativação de telefones roubados, desmantelar operações criminosas que dão suporte ao roubo de telefones e incentivar os cidadãos a apresentar queixa sobre dispositivos móveis perdidos ou roubados.

A indústria móvel firmou hoje um convênio con a Polícia Nacional da Colômbia para trabahar em conjunto na luta contra o roubo de aparelhos, mediante o intercâmbio de recursos técnicos, administrativos, operacionais, financeiros e humanos. O convênio inclui a implantação do sistema GSMA de verificação da identidade internacional dos dispositivos móveis (IMEI)(5), por meio do qual os usuários móveis colombianos podem comprovar em tempo real se seu telefone está incluído na lista mundial de aparelhos móveis roubados. O sistema estará disponível para os usuários dos websites da Policía Nacional e da Comissão de Regulamentação das Comunicações (CRC).

Melhora da resposta a desastres
A Colômbia tem características geográficas que resultam em grande risco de desastres naturais. As operadoras móveis nacionais se comprometeram a ajudar a cumprir os objetivos do Sistema Nacional de Telecomunicações de Emergência (SNTE), estabelecido pelo MinTIC no Plan Vive Digital, para garantir a continuidade da prestação de serviços de comunicação durante os acontecimentos mais críticos.

As operadoras móveis colombianas concordaram em participar de um grupo de trabalho dirigido pelo MinTIC e Unidade Nacional de Gestão de Risco de Desastres (UNGRD) para por em prática uma série de medidas, entre elas:

• Localização dos usuários que entram em contato com a linha telefônica de emergência 123 por meio de sistemas de geolocalização;
• Ativação de alertas preventivos por SMS para informar e advertir o público sobre os desastres naturais antes que ocorram; e
• Priorização do tráfego de voz através de redes móveis para usuários da UNGRD.

Notas aos editores
(1) Fonte: Inteligência GSMA. Os dados incluem conexões M2M.
(2) O objetivo do Plan Vive Digital do governo da Colômbia é estimular o progresso tecnológico do país mediante a ampla difusão da internet e o desenvolvimento de seu ecossistema digital nacional. Obtenha mais informação em http://www.mintic.gov.co/portal/vivedigital/612/w3-propertyvalue-6106.html
(3) Fonte: Universidade das Nações Unidas. Obtenha mais informações em eWaste na América Latina 2014: www.gsma.com/latinamerica/ewaste-latin-america-2014
(4) eWaste na Colômbia 2015: www.gsma.com/latinamerica/ewaste-colombia-2015
(5) Obtenha mais informações em www.gsma.com/latinamerica/es/robo-terminales-imei

Resources