Inibidores de sinal

Thursday 14 Dec 2017 | Resources (en) |

Inibidores de sinal image

Uso de Jammers nas prisões

Os inibidores de sinal, também conhecidos como “jammers”, são dispositivos que geram interferência para interromper os serviços de comunicação de forma intencional. No caso dos serviços móveis, eles afetam a comunicação entre o terminal móvel e a estação base.
Em vários países da América Latina, os inibidores de sinal são usados para evitar o uso ilícito de telefones celulares em determinados locais, como prisões. No entanto, a natureza dos sinais de rádio torna praticamente impossível que as interferências geradas pelos inibidores sejam confinadas, por exemplo, ao interior de um edifício. Portanto, o uso adequado desses dispositivos requer uma compreensão de suas limitações e efeitos colaterais indesejados.

Este relatório busca orientar os responsáveis pela definição de políticas de segurança pública sobre as limitações e a complexidade do uso de inibidores de sinal, por meio de explicação sobre os conceitos básicos de funcionamento e divulgação de estudos de caso empíricos. O relatório também descreve os marcos regulatórios aplicáveis em um grupo de países da região e, finalmente, apresenta um resumo das recomendações para sua efetiva utilização.