Stand Up Mobile: Monólogos humorísticos para promover a proteção das crianças online

Actualización: GSMA, UNICEF e Comedy Central vencem os Prêmios Eikon pela campanha “Stand Up Mobile”. A campanha “Stand Up Mobile” foi agraciada com o Prêmio Eikon 2015, por sua excelência em comunicação institucional dentro da categoria marketing social.

logo-standupmobile-white-web(2)O UNICEF e a GSMA (associação global constituída por operadoras e empresas do ecossistema móvel), com apoio do canal de televisão Comedy Central, iniciaram hoje a campanha ‘Stand Up Mobile’ para aumentar a conscientização sobre o uso de dispositivos móveis por crianças e adolescentes, promovendo um ambiente mais seguro para eles.

Essa campanha é apresentada no formato de monólogos de humor – o ‘stand up comedy’ – situações reais que servem como exemplo para mostrar que o uso de um telefone celular pode ser divertido mas também apresenta vários riscos para as crianças. A partir de hoje, semanalmente serão apresentados três monólogos protagonizados pelos comediantes Ricardo Quevedo (Colômbia), Juan Barraza (Argentina) e Fabrizio Copano (Chile), que têm contribuído para este projeto juntamente com o canal Comedy Central.

A iniciativa surge para difundir na América Latina o lançamento das ‘Diretrizes para a Indústria da Proteção às Crianças Online’, desenvolvidas pelo UNICEF e União Internacional das Telecomunicações (UIT) com a colaboração da GSMA. As Diretrizes reúnem uma série de recomendações e propostas que buscam o compromisso das operadoras de telefonia móvel no estabelecimento de programas e processos para salvaguardar e promover os direitos das crianças no ambiente digital.

Entre as ações que estas empresas podem empreender está a colaboração com organizações sociais por meio de campanhas de captação de recursos, promoção de linhas de ajuda para crianças e adolescentes (‘helplines’), realização de campanhas de conscientização contra o ‘cyberbulling’ (intimidação virtual), fornecimento de sistemas para bloquear e denunciar conteúdos de abuso infantil online e incentivo à inovação e ao uso positivo da tecnologia móvel para uma participação ativa de crianças e adolescentes.

Na opinião do gerente regional de Alianças e Setores do UNICEF na América Latina e no Caribe, Stefan Stefansson, é cada vez mais fácil para aqueles que pretendem fazer mal a crianças encontrar vítimas online e abordá-las com apenas um ‘clique’. “São muitos os conteúdos relacionados com abuso sexual infantil e que podem ser hospedados em qualquer parte do mundo. Assim, consideramos urgente convocar o setor móvel para se juntar à proteção das crianças e ajudá-las a fazer uso adequado dos dispositivos móveis, para que possam desfrutar de seus direitos online e offline”, ele disse.

O canal Comedy Central, da Viacom, também se juntou à campanha. E, da mesma forma que o UNICEF e a GSMA, viu no ‘Stand Up Mobile’ uma nova maneira de gerar conscientização nas empresas e de convidá-las a ser responsáveis com as crianças.

Por sua parte, o diretor da GSMA América Latina, Sebastián Cabello, confirmou seu compromisso com esta iniciativa: “É uma grande satisfação para a GSMA ser parte desse projeto que visa recriar formas para chegar com nossa mensagem de cuidar do ambiente móvel para aqueles que são mais vulneráveis. Temos trabalhado ativamente com as operadoras móveis regionais, em parceria com o UNICEF, para que as crianças da América Latina possam desfrutar de um ambiente móvel seguro e confiável”.

Esta proposta original tem a direção criativa da agência BasevichCrea e visa alcançar os principais executivos do setor móvel, o setor privado, os pais e mães de família e as próprias crianças e jovens que usam smartphones e outros dispositivos para se comunicar.

Para obter mais informações sobre a campanha visite: www.uni.cf/movilseguro.

Para fazer parte desta campanha e divulgar sua mensagem, use as seguintes hashtags nas redes sociais: #StandUpMobile #MovilSeguro