Sucesso em conferência da GSMA LA na Jamaica reforça o interesse em Roaming na região

Como muitos de nossos membros puderam observar em Montego Bay, nos dias 16 e 17 de agosto, as questões de roaming são de grande interesse e preocupação para nossas operadoras latino-americanas.

A GSMA LA Roaming Conference e o BARG Meeting reuniram um grande número de operadoras e fornecedores de diversas regiões. Foram dois dias de reuniões e debates, onde foi possível avançar e definir as próximas etapas nas diversas iniciativas lideradas pela GSMA LA e seu grupo BARG.

Entre as iniciativas discutidas, destacam-se:

Campanha global de roaming desenvolvida pela GSMA e a integração dessa atividade na região: Foram analisados os trabalhos de consultoria realizados para oferecer suporte às operadoras e à GSMA no relacionamento com os governos e agências reguladoras. Foi também definida a estratégia de implantação nessa área.

O papel das operadoras nos desastres naturais: Foram revisadas as recentes experiências dramáticas dos terremotos no Chile e no Haiti, as demandas dos governos e as ações realizadas pelas empresas de telecomunicação móvel. Além disso, foram definidas recomendações para a preparação de eventos futuros dessa natureza.

Parecer sobre melhores práticas de marketing em roaming

Houve também apresentações e revisões sobre os últimos desenvolvimentos em áreas como:

  • Wi-Fi roaming
  • Carregamento em tempo real / Faturamento para clientes de telefonia pós-paga
  • Segurança de Sinal

Finalmente, gostaríamos de agradecer à Digicel e seus executivos e ao Ministro da Informação, Tecnologia e Projetos Especiais da Jamaica, Sr. Daryl Vaz, que gentilmente nos recebeu e apoiou a realização desse evento. Agradecemos também a todos os fornecedores que patrocinaram as atividades consideradas, assim como à participação ativa de todas as operadoras que contribuíram com suas opiniões e estudos de viabilidade.

Caso deseje revisar as apresentações realizadas na Jamaica, informamos que estas já se encontram disponíveis no Infocentre.

Para acessar esses documentos, você deve ser um membro do BARG LA. Caso ainda não seja membro, pode se registrar entrando em contato com o GIM (Gerente de Informações de Membros) de sua empresa.

Para mais informações sobre como acessar esta ferramenta ou se tornar um membro de um dos grupos da GSMA LA, entre em contato com nossa coordenadora do escritório, Andrea Guajardo: aguajardo@gsm.org.