Cúpula da América Latina no MWC14: a sustentabilidade da indústria de telefonia móvel a longo prazo e sua importância para tornar as cidades mais eficientes

“A América Latina tem, cada vez mais, presença e relevância no ponto de encontro mais importante da indústria móvel, mundialmente”, destacou Sebastián Cabello, Diretor da GSMA Latin America, ao inaugurar a Cúpula da América Latina, realizada no dia 25 de março, terça-feira, no Programa Ministerial 2014.

molanovegamwc14O destaque ficou a cargo do Ministro das TIC da Colômbia, Diego Molano Vega, que observou que “a indústria móvel ajuda o progresso de nossos povos, reduzindo a desigualdade e preenchendo as lacunas”. No caso da Colômbia, o Ministro afirmou que é necessário “agradecer às operadoras, pois estão ajudando com infraestrutura que dá acesso à internet a milhares de crianças nas escolas” do país. O especialista em arbitragem, Alfredo Bullard, também realizou uma apresentação sobre os riscos e efeitos da regulamentação sem fundamentos técnicos da qualidade do serviço móvel.

O encontro de alto nível aconteceu em Barcelona, durante o Mobile World Congress, e reuniu delegações de Governos e organismos regulamentadores de 160 países, incluindo 74 Ministros que debateram, junto com os líderes da indústria móvel, as políticas públicas que serão o marco do desenvolvimento e da evolução dos serviços móveis do mundo todo. “O ecossistema móvel se faz cada vez mais diverso e é fundamental seguir estimulando o diálogo e a colaboração das operadoras com os fabricantes e usuários de Internet, para maximizar o impacto das TICs e das oportunidades”, destacou Cabello.

panel1mwc14O foco da Cúpula Regional foi como assegurar um marco regulatório que contemple sustentabilidade aos investimentos em infraestrutura que o setor móvel necessitará a médio e longo prazo. Na primeira parte, contou com um painel de reguladores e operadoras em que esteve Luis Fernando Borjón, Comissário do Instituto Federal de Telecomunicações do México, Daniel Bernal Salazar, Diretor de Assuntos Regulatórios da América Móvil, Maximiliano Martinhão, Secretário de Comunicações do Brasil, Maryleana Méndez Jiménez, Diretora da Superintendência de Telecomunicações da Costa Rica e Carlos López Blanco, Diretor do Escritório Internacional da Telefónica.

Cidades Inteligentes na América Latina
Outro tema fundamental da Cúpula latino-americana foi o das Cidades Inteligentes, que analisa como utilizar as redes móveis para tonar mais eficiente o funcionamento das cidades da América Latina.

Arturo Muente, Especialista Sênior de Políticas TIC do Banco Mundial foi o convidado a fazer a apresentação sobre o assunto e disse: “A população da região está demandando mais e melhores serviços, por isso utilizar a tecnologia móvel para melhorar os serviços públicos será fundamental no futuro”.

panel2mwc14O painel de debates sobre Cidades Inteligentes na América Latina foi composto por: José Antonio Aranda, Diretor de Tecnologia da GSMA Latin America, Mónica Aspe Bernal, Coordenadora da Sociedade de Informação e Conhecimento da SCT de México, Pelayo Covarrubias, Presidente do Diretório da Fundação País Digital Chile, Gabrielle Gauthey, Vice-presidenta Executiva de Assuntos Governamentais da Alcatel-Lucent e Rafael Steinhauser, Vice-presidente Sênior e Presidente da Qualcomm Latinoamérica.

Iniciativa de Proteção dos Usuários no Brasil
Dentro do Mobile World Congress 2014 foi feito um anúncio importante para a região, com o lançamento de uma iniciativa de todas as operadoras móveis do Brasil para oferecer uma experiência móvel mais segura, com medidas para reduzir o spam de SMS, o roubo de aparelhos e de proteção de crianças. Paulo Bernardo, Ministro de Comunicações do Brasil e Anne Bouverot, Diretora Geral da GSMA assinaram um acordo de cooperação mútua para acelerar o desenvolvimento da banda larga do Brasil e promover serviços de M2M, mHealth e mMoney.

Mobile World Congress bate recorde
O Mobile World Congress 2014 quebrou mais uma vez todos os recordes de participantes, com mais de 85 mil visitantes procedentes de 201 países que visitaram a Fira Gran Via de Barcelona. Os quatro dias de conferências e exposições conseguiram atrair executivos das maiores operadoras móveis do mundo, empresas de software, provedores de equipamentos, empresas de internet e de indústrias como automotivas, finanças e saúde, assim como delegações de governos do mundo todo. Mais de 50% dos participantes do MWC 2014 ocupam cargos de nível C, incluindo mais de 4.500 CEOs.

Recursos