Telefonia Móvel e Privacidade: Perspectivas da América Latina para uma agenda comum

O aumento dos smartphones combinado com o crescimento da internet móvel trouxe oportunidades significativas para clientes e para a indústria. Entretanto, trouxe também muita preocupação sobre a privacidade do usuário de telefonia móvel e a segurança de seus dados pessoais.

Consumidores, reguladores e legisladores estão preocupados pelas manchetes da imprensa sobre aplicativos móveis (apps) que acessam, baixam ou compartilham dados privados e pessoais de usuários sem seu conhecimento, escolha ou controle. Isto levou legisladores e reguladores-chave a redor do mundo para investigar e considerar que ações tomar. Alguns já declararam suas intenções de regular para a “privacidade de aplicativos móveis”, a fim de proteger os usuários, caso a indústria não possa demonstrar que irá enfrentar os problemas atuais.

Então, o que a GSMA está fazendo?

A GSMA recentemente conduziu uma pesquisa entre mais de quatro mil usuários móveis no Reino Unido, Singapura e Espanha, para descobrir quanto eles se importavam sobre sua privacidade. Nós descobrimos que mais de 92 por cento das pessoas estão preocupadas sobre aplicativos utilizando dados sem seu conhecimento ou consentimento. Também descobrimos que a maioria das pessoas valorizam serviços locais e publicidade, mas ainda querem transparência, escolha e controle sobre estes serviços e como seus dados são utilizados. Eles querem ter a possibilidade de trocar as configurações de maneira simples.

A GSMA publicou um infográfico de privacidade sobre como os usuários acreditam em operadoras móveis e a quem eles creditam a responsabilidade quando algo sai errado. Nossas descobertas demonstram que a privacidade importa para usuários de telefonia móvel.

Também revisamos a tecnologia e cenários legais para abordagens da privacidade. O que descobrimos foi grande inconsistência e um retalho de abordagens (com diferentes frameworks legais ou regulatórios) e leis. É claro que uma abordagem cheia de retalhos enfrenta desafios significativos atualmente num ecossistema globalmente conectado e interdependente. Usuários querem e merecem um tratamento consistente de sua privacidade. A Indústria quer e precisa consistência e clareza nas leis para ajudar a inovação tecnológica e o uso da informação.

A GSMA está tomando a dianteira em ajudar a desenhar o caminho para que a privacidade seja avançada, gerenciada e protegida no ecossistema móvel. Isso inclui:

  • Promover colaboração na indústria e dialogar entre usuários de operadoras e um ecossistema maior
  • Ligação com acadêmicos desenvolvedores de aplicativos e líderes da indústria para investigar como podemos fornecer ao usuário formas de gerenciar sua privacidade de maneiras simples, fáceis de usar e apropriadas para o dispositivo – levando em conta tamanho de tela, plataforma, etc.
  • Acolher todas as oportunidades de se envolver com nossos membros na América Latina e trabalhar com eles para endereçar preocupações atuais e futuras em relação à privacidade e outras políticas regulatórias associadas que afetam a telefonia móvel.

Agenda Latino-Americana

Reguladores de privacidade e proteção de dados, formuladores de políticas, especialistas e representantes da sociedade civil de todo o mundo se reunirão na 34ª Conferência Internacional de Comissários de Proteção de Dados e Privacidade, no Uruguai, entre 23 e 24 de Outubro de 2012. Hospedado pela autoridade de Proteção de Dados no Uruguai, este ano o tema será “Tecnologia e Privacidade em Equilíbrio”. Problemas-chave como geolocalização, comportamento da publicidade online, privacidade e dispositivos, e smart data serão discutidos. Fomos informados de que mobile também será um ponto de discussão chave durante a conferência. Recomendamos que membros compareçam e se envolvam em diálogos sobre os principais desenvolvimentos e desafios, e ajudem a debater “tecnologia e privacidade e equilíbrio”.

Notar: A GSMA estará presente na conferência deste ano e gostaria de receber a oportunidade de encontrar com membros da América Latina que também estarão presentes. Caso esteja planejando comparecer e gostaria de encontrar conosco e com outros membros da GSMA, por favor entre em contato com Pat Walshe ou Yiannis Theodorou.