Piloto NFC

Bem-vindo à página de informações sobre o piloto de transporte NFC para o qual você foi selecionado. Aqui você encontrará informações complementares que o ajudarão a compreender os objetivos desta iniciativa e da tecnologia de NFC.

Informações sobre o piloto

Utilização do bilhete RioCard

  • O piloto ocorrerá no período de 19/08/2013 a 19/11/2013.
  • Para usar o celular NFC nos meios de transporte você deverá:
  1. Garantir que seu celular esteja ligado, com bateria e o NFC habilitado (veja instruções no item Conhecendo seu celular Motorola D3).
  2. Aproximar o aparelho celular do validador do transporte, da mesma forma que é utilizado o cartão RioCard, pagando assim a passagem e liberando o acesso.
  • O pagamento será realizado na modalidade RioCard Expresso e os meios de transporte aptos a serem testados no piloto são:
  1. Ônibus: Aceito em qualquer tipo de ônibus, mesmo com tarifas diferentes do valor da tarifa modal aplicada aos ônibus municipais normais, e em todo munícipio que tiver a bilhetagem eletrônica Riocard. Pode ser utilizado em “frescão” e linhas intermunicipais e será descontado o valor da tarifa.
  2. Trem, Vans regularizadas que aceitem RioCard, Barcas e Catamarã.

O RioCard Expresso não funciona no metrô. O Bilhete Único não será habilitado para este serviço.

Kit do participante

Você receberá o seguinte kit de teste:

  • 01 (um) celular Motorola RAZR D3 com o aplicativo de consulta de saldo RioCard instalado;
  • 01 (um) chip de celular, fornecido pela Gemalto em parceria com a operadora;
  • 01 (um) tag NFC;
  • 01 (um) cartão RioCard Expresso virtual embarcado no chip da operadora, com recarga mensal no valor de R$132,00, pelo período de 03 (três) meses.

Não será necessário devolver o kit no final do piloto, exceto pelo cartão SIM em algumas operadoras.

  • Caso você tenha Vale Transporte ou Bilhete Único, este não será transferido ao cartão virtual do celular.
  • Se você tiver Vale Transporte concedido pela empresa, os valores ficarão acumulados para uso em meses subsequentes ou a utilização complementar ao valor cedido para o piloto.
  • Na eventualidade de utilizar todo o crédito concedido pela RioCard no período, você precisará realizar recargas adicionais com recursos próprios nas lojas da RioCard nos endereços disponíveis no link: https://www.cartaoriocard.com.br/scrcpr/.

Pesquisas de satisfação

  • A avaliação do serviço será realizada através de pesquisas (questionários) que você deverá responder no decorrer do piloto.
  • Eventualmente, a RioCard TI poderá entrar em contato com você para obter informações sobre a utilização do serviço.
  • Caso você encontre qualquer dificuldade, entre em contato com nosso suporte, através do telefone (21) 2103-9333, disponível de segunda a sexta, das 09 às 18 horas ou pelo e-mail [email protected].

Conhecendo seu celular Motorola D3

Ativar o NFC do seu aparelho Motorola D3

Só é necessário realizar a configuração do NFC no aparelho uma vez. Caso seu NFC não esteja ligado, siga os procedimentos abaixo:

1. Acesse a tela inicial do aparelho

2. Clique em Menu

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. Clique em Configurar

4. Clique em Mais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5. Marque NFC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6. Confirme ativação do NFC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7. Pronto! Volte para tela Inicial.

O NFC ligado não ocasiona consumo adicional de bateria significativo.

Localização da antena NFC no celular

A antena do NFC está localizada no verso do seu celular na parte posterior do aparelho como mostra a imagem abaixo:

Leitura do RioCard sem bateria

Caso seu celular fique sem bateria, não será possível a utilização do aparelho para o bilhete de transporte da RioCard.

Tag NFC

Um tag NFC contém um chip que pode ser lido a partir de um celular com NFC.
Seu kit do piloto acompanha um tag NFC. Ao aproximá-lo do seu celular NFC, aparecerá na sua tela um pedido para abrir o browser. Ao aceitá-lo, você será redirecionado a esta página da GSMA.

É possível alterar o conteúdo deste tag para uma nova página web, transformá-lo no seu cartão de visitas virtual ou então como um marcador para que seu celular execute várias configurações ao mesmo tempo, como por exemplo ligar o Wi-Fi e entrar no modo silencioso. Se houver interesse em realizar esta alteração, envie um email para [email protected] para obter mais instruções.

Saiba mais sobre a tecnologia NFC

O NFC (Near Field Communications) é uma tecnologia para transmissão de dados sem fio em curta distância que segue determinados padrões e normas internacionais.
Hoje em dia já usamos o NFC em algumas de nossas tarefas diárias sem perceber. Por exemplo, muitos dos cartões de transporte, bem como os crachás de controle de acesso de empresas, já são por aproximação sem fio.

Com a evolução da tecnologia embarcada nos celulares, o NFC passou a fazer parte de alguns equipamentos. Um celular com NFC pode se tornar um ponto centralizador para muitas atividades realizadas hoje com cartões, cupons e papel, tais como nas seguintes aplicações:

  • “Smart posters” – Cartazes com etiquetas NFC nas quais o usuário aproxima seu celular para obter maiores informações do produto ou serviço.
  • Fidelidade – Evolução dos programas de fidelidade com ofertas mais direcionadas e relevantes e também substituição dos cupons de papel.
  • Transporte – Virtualização dos bilhetes de transporte no celular. É esse uso que procuraremos estudar no piloto.
  • Controle de acesso – Virtualização dos cartões de acessos utilizados em empresas, hotéis e eventos.
  • Eventos – Virtualização da venda e distribuição de ingressos para o celular
  • Pagamentos – Virtualização de cartões de crédito e débito no celular.

Ao usar o NFC no celular, um dos assuntos mais relevantes é a segurança. Diferentes usos requerem diferentes níveis de segurança. No celular NFC é possível garantir diversos níveis de segurança:

  • Segurança física: É possível desligar a antena NFC do celular, impedindo o acesso de qualquer elemento externo ao sistema NFC do celular. Em comparação, em um cartão de plástico não há esta possibilidade – o chip NFC embutido no cartão sempre responderá se uma antena NFC solicitar informação.
  • Elemento seguro do cartão SIM: Nos celulares NFC, o cartão SIM (o “chip” da operadora) é o responsável por armazenar as informações de segurança, tais como os dados de cartão de crédito. Apenas a operadora e o dono da informação (como um banco) podem alterá-la. Além disto, os aplicativos de carteira virtual, o cartão SIM e o próprio celular passam por certificações de segurança bancárias, as com maiores exigências de segurança que existem no mercado.
  • Bloqueio por perda ou roubo centralizado: Devido ao elemento seguro mencionado acima, o cliente pode solicitar para a operadora o bloqueio de todas as credencias gravadas no chip de maneira centralizada, bem como a transferência imediata a outro chip. Muito mais prático e ágil em comparação a diversos telefonemas para bancos, a empresa de transporte da sua cidade etc e sem precisar esperar por cartões novos pelo correio.

Piloto de transporte – Histórico do projeto

Em março de 2012 as operadoras e a RioCard assinaram um acordo de intenção com a GSMA com o objetivo de promover o uso prático da tecnologia NFC. Com o apoio adicional da Motorola e Gemalto, foi criado um grupo de trabalho com o objetivo de implementar uma carteira virtual que utiliza o sistema de controle de passagens da RioCard.

A partir de agosto e até novembro de 2013, 200 usuários participarão de um teste prático da carteira virtual em diversas modalidades de transporte da cidade do Rio de Janeiro, contribuindo para aprimorar o serviço através de pesquisas de satisfação.

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras móveis ao redor do mundo. Em mais de 220 países, a GSMA reúne cerca de 800 operadoras de telefonia móvel e mais de 230 empresas do ecossistema, incluindo fabricantes de aparelhos e equipamentos, empresas de software e provedores de Internet, bem como orgazniações de outros setores da indústria como instituições financeiras, médicas, de mídia, de transporte e de infraestrutura. A GSMA também é responsável pela organização dos eventos de destaque mundial Mobile World Congress e Mobile Asia Expo.

Sobre a RioCard

Fundada em 2007, a A RioCard TI é uma empresa de tecnologia, segurança e inovação. Seu crescimento, ano após ano, ocorre especialmente devido ao comprometimento de profissionais altamente qualificados, preparados para a competição em um mercado desafiador e em constante transformação.

Provê soluções de tecnologia da informação, especializadas em meios eletrônicos de pagamento para diversos segmentos de negócio, com foco no sistema de transporte público. Hoje, diariamente, mais de 90% dos cariocas se locomovem através do transporte público, utilizando a tecnologia da RioCard TI. Com mais de 7 milhões de transações diárias dos cartões eletrônicos nos transportes públicos, tem como objetivo principal oferecer um serviço de qualidade e seguro, sendo a administradora do vale transporte, Bilhete Único e Bilhete Único Carioca.

Sobre a Gemalto

A Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO) é líder mundial em segurança digital com faturamento anual de €2,2 bilhões em 2012 e mais de 10 mil funcionários atuando em 83 escritórios e 13 Centros de Pesquisa e Desenvolvimento localizados em 43 países.

Estamos no centro de uma sociedade digital em rápida evolução. Bilhões de pessoas em todo o mundo querem cada vez mais liberdade para se comunicar, viajar, fazer compras, operações bancárias, divertir-se e trabalhar – a qualquer hora, em qualquer lugar – de uma maneira agradável e segura. A Gemalto supre essas crescentes necessidades por serviços móveis pessoais, segurança em pagamentos, serviços de acesso autenticado em nuvem, proteção da identidade e privacidade, eficiência em saúde eletrônica e governo eletrônico, emissão de bilhetes de modo conveniente e aplicativos confiáveis de máquina-a-máquina (M2M).

A Gemalto desenvolve software integrado e produtos seguros que criamos e personalizamos. Nossos serviços e plataformas gerenciam estas soluções seguras, os dados confidenciais que eles contêm e os serviços confiáveis do usuário final. Nossas inovações permitem aos nossos clientes oferecer serviços digitais de confiança e convenientes a bilhões de pessoas. A empresa ganha força com o número crescente de pessoas utilizando suas soluções para interagir com o mundo digital e sem fio. Para obter outras informações, acesse www.gemalto.com.br, www.justaskgemalto.com.br, blog.gemalto.com , ou siga-nos @gemaltolatam no Twitter.

Sobre a Motorola Mobility

A Motorola Mobility, uma empresa do Google, cria smartphones, tablets e acessórios sem fio que simplificam, conectam e melhoram a vida das pessoas. Para mais informações, visite motorola.com/mobility.