Plenary #39: As operadoras da América Latina se reuniram em Bogotá com foco na qualidade de serviço, na saúde e na proteção dos usuários

Mais de 400 executivos de 27 operadoras de 19 países da América Latina, em conjunto com mais de 40 empresas provedoras do setor de telecomunicações, reguladores e representantes do governo colombiano se reuniram na GSMA Latin America Plenary Meeting 39, na cidade de Bogotá, que teve a Asomóvil (Associação da Indústria Móvel da Colômbia) e seus membros Tigo, Claro e Movistar como anfitriões.

Diego Molano Vega, Ministro de Tecnologias da Informação e das Comunicações inaugurou a Sessão Plenária, expondo os avanços do Plano Vive Digital e ressaltou o papel do setor de telecomunicações na economia e na democratização da internet. “Há uma grande relação entre o acesso à Internet e a redução da pobreza e, por isso, o papel da indústria móvel é fundamental para o desenvolvimento da nossa economia e para a redução da pobreza”. O Ministro TIC assegurou que a indústria móvel “é um dos setores com maior carga de impostos e é necessário diminuir essas barreiras, um absurdo num setor que fornece tanto à sociedade”.

O Presidente do Senado da República da Colômbia, Roy Barreras Montealegre, destacou o grande momento da indústria móvel colombiana. “Cerca de 90% dos lares colombianos têm ao menos um aparelho móvel. Essas cifras impressionantes transformam o cotidiano, mas, além disso, bem utilizadas, proporcionam o desenvolvimento do país, graças ao desenvolvimento tecnológico”.

Sebastián Cabello, Diretor da GSMA para América Latina reforçou que a indústria da América Latina está pendente de oferecer melhores serviços aos usuários e se encontra preocupada com assuntos importantes, como a privacidade, além de buscar entender os impactos das radiações não-ionizantes sobre a saúde e os elementos que impactam sobre a qualidade do serviço. Também destacou os avanços da tecnologia móvel para ajudar a oferecer soluções em outras áreas como o setor da saúde e da educação.

Cabello também se referiu ao vibrante desenvolvimento do mercado móvel colombiano e aos desafios que a indústria terá daqui por diante. “É crucial que se gerem incentivos para maximizar os investimentos e a alocação eficiente dos recursos escassos”, assegurou.

O Diretor da GSMA América Latina foi o moderador de um painel de debate que reuniu os Presidentes das operadoras móveis da Colômbia, do qual participaram Juan Carlos Archila, Presidente de Claro Colômbia, Ariel Pontón, CEO da Movistar Colômbia, e Esteban Iriarte, Presidente da Tigo Colômbia. As operadoras móveis colombianas se juntaram nos objetivos de seguir apostando no país e desenvolvendo as redes através de investimentos cada vez mais fortes e em menor tempo, para alcançar o desenvolvimento das novas tecnologias móveis, como o 4G. A busca de regulações consensuais dentro de um ambiente cooperativo entre os reguladores e os operadores foi considerada como o fator mais importante para a nova onda de desenvolvimento pelo qual passará o mercado colombiano.

O Presidente da Asomóvil, Rodrigo Lara Restrepo, apresentou os temas que mais preocupam a indústria local, que incluem a necessidade de uma regulação da qualidade de serviço de acordo com parâmetros racionais e as dificuldades para implantar infraestrutura em nível municipal, que limitam a capacidade das operadoras de investir e oferecer serviços de melhor qualidade.

O GSMA LA Plenary Meeting #39 começou na quarta-feira, dia 24 de abril, com um dia completo de seminários sobre alguns dos temas mais novos do debate da indústria móvel atual: Saúde e Implementação de Infraestrutura, Privacidade, Qualidade de Serviço, Tecnologia Móvel para os Jovens, Rich Communication Services e a Conectividade, Máquina-A-Máquina (M2M) em outras indústrias como educação, automotiva, saúde e serviços públicos. A sériede seminários contou com a presença de diversos experts internacionais e representantes dos Ministérios colombianos de TIC, Saúde e Educação.

O plenário foi encerrado com a reunião dos quatro grupos de trabalho da GSMA Latin América, que reúnem os especialistas das operadoras regionais e a GSMA: Regulatório (REGU), Roaming e Faturação (BARG), Técnico e Terminais (TECT), e Segurança e Fraude (SEGF).

Recursos

Fotos: Galería de imágenes del evento.

Puede hacer click en los links para descargar las presentaciones de los Workshops y Plenario:

Para presentaciones de los Grupos de Trabajo de GSMA LA pueden ir a los links en Infocentre:

  • Regulatory (REGU)
  • Billing & Roaming (BARG LA)
  • Technical and Terminals (TECT)
  • Security and Fraud (SEGF)