Eletrobras faz parceria com Telefônica Vivo para melhorar gestão de energia no Brasil

Enfrentar o desafio de energia no Brasil com a medição inteligente

O Brasil é um campeão quando se fala de eletrificação na região, com quase 99% de cobertura de rede nas áreas urbanas e rurais. O desafio específico de energia que o Brasil enfrenta é assegurar que as redes de distribuição de energia sejam eficientes, especialmente onde as empresas de serviços públicos sofrem perdas não técnicas elevadas, de até 20% (Dados da ANEEL, agência reguladora da energia elétrica  no Brasil), principalmente devido ao roubo de eletricidade, vandalismo e cobrança ineficiente.

Conscientes dessas ineficiências e das perdas de receitas resultantes, as companhias de distribuição estão adotando tecnologias móveis inteligentes para enfrentar os desafios de acesso à energia do país. Este é o caso da Eletrobras – empresa de serviços públicos do Brasil. Em 2012, a Eletrobras lançou o projeto Energia +, em parceria com o Banco Mundial, para melhorar seu desempenho nos seis estados da região norte com as maiores perdas não técnicas (10% a 20%): Amazonas, Alagoas, Acre, Piauí, Rondônia e Roraima.

Clique aqui para ver o relatório completo

Parceria Serviço Público – Operadora de Rede Móvel (MNO)

Como parte do projeto, em 2014 a Eletrobras contratou um consórcio, formado por Siemens, Itron e Telemont, para gerenciar sua oferta de Infraestrutura de Medição Avançada, visando atualizar a rede. A Operadora de Rede Móvel (MNO) Telefônica Vivo foi selecionada, por meio de concorrência, para fornecer conectividade celular máquina a máquina (M2M), bem como a plataforma de operação e manutenção para o lançamento da rede inteligente da Eletrobras.

 

Figura 1: Oferta de negócios de soluções inteligentes das MNOs

 

blog

 

Benefícios da parceria para a Eletrobras

Para a Eletrobras, alguns dos principais benefícios da parceria com a Vivo são:

  • Redução da perda de energia
  • Melhor qualidade de serviço
  • Fortalecimento institucional

De olho no futuro: uma oferta mais abrangente das MNOs para serviços públicos

Conforme destacado pela Figura 1, as MNOs podem oferecer uma  suíte completa de serviços direcionados para soluções inteligentes e que podem ser aproveitados pelas concessionárias de energia elétrica. O gerenciamento de dados, a prestação de serviços e as plataformas de gerenciamento de relacionamento com o cliente são algumas das principais competências das MNOs, além da conectividade.

Outros benefícios para as empresas de serviços públicos

Os serviços viabilizados pela mobilidade podem combater as principais ineficiências das empresas de serviços públicos, notadamente o faturamento e a cobrança de pagamentos, assim como melhorar a comunicação entre a empresa de serviços públicos e seus clientes.

Atualização dos sistemas de faturamento e melhoria da recuperação de receitas

No Brasil, a coleta dos dados de consumo de energia ainda é manual – o que é uma opção de baixo custo devido à mão de obra barata – e as contas são enviadas pelo correio. Nesse contexto, as empresas de distribuição são relutantes em mudar e investir em soluções mais eficientes e inteligentes. No entanto, os serviços móveis, como os pagamentos móveis ou a tecnologia M2M, poderiam ajudar a atualizar e otimizar esses sistemas ineficientes e, muitas vezes, imprecisos. Isso, por sua vez, poderia melhorar a recuperação de receitas.

Fortalecimento da gestão do relacionamento com o cliente e incentivo a melhores taxas de reembolso

Também há necessidade de melhorar o relacionamento entre o cliente e a empresa de distribuição, o que pode ser obtido por meio de um melhor compartilhamento de informações e de participação do cliente usando serviços móveis simples como o SMS. Embora este seja um serviço simples, uma melhor comunicação com o cliente pode reforçar a qualidade do serviço, melhorar a satisfação geral do cliente e incentivá-lo a pagar suas contas de eletricidade.

Emboras as MNOs continuem a se concentrar em seu núcleo de competência, que é a conectividade, há uma oportunidade de oferecer outros serviços com base nesta. MNOs, como a Vivo, podem fornecer os melhores serviços baseados em parceiras fortes, profundo conhecimento de gerenciamento de dados e eficiente prestação de serviços, além de fornecer sua tecnologia.